Segunda, 18/March/2024
Programando {Init:}
Compartilhe
Login form
Seções
Dicas de Programação [4]
Novidades de Softwares [0]
Jogos e Novidades da Area [0]
Novidades e Noticias Interessantes [4]
Noticias Interessantes Relacionadas a Informatica em Geral [0]
Menu
Busca
Calendario
«  Setembro 2011  »
DomSegTerQuaQuiSexSab
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
Postagens Antigas
Mural de Recados
200
Estatisticas

Total online: 1
Visitantes 1
Usuarios 0
Pagina Principal » 2011 » Setembro » 19 » Padrão BTX
21:14:13
Padrão BTX

Sei que é meio velho (ok,meio nao,bem velho) porém vale a pena relembrar sobre essa tentativa frustrada da intel de implantar um padrão proprio indo contra o mercado.Não só ela como outras empresas ja tentaram (e falharam miseravelmente) ir contra o mercado e impor um padrão novo.Em breve farei um Top 5 das tentativas frustradas de imposição de mercado.

Agora,Fiquem com a materia sobre o Padrão de placas-mãe BTX da Intel.
Boa Leitura.




A Intel e seu Padrão BTX



No IDF Fall 2003  a Intel anunciou o lançamento de um novo formato de placas-mães, chamado BTX (Balanced Technology Extended). Este novo formato deverá substituir o atual padrão ATX nos próximos anos.

A grande pergunta é: por que um novo formato de placas-mães?

O novo formato foi lançado por dois motivos básicos: primeiro, melhorar a dissipação térmica do computador (isto é, sua ventilação interna). Com processadores com clocks cada vez mais elevados e com os outros componentes do computador, tais como placas de vídeo, memórias e discos rígido, gerando cada vez mais calor, é natural pensar em uma melhor forma de refrigerar o interior do PC. O segundo motivo é tentar padronizar formatos de placas-mães de tamanho reduzido, usados sobretudo em PCs de tamanho reduzido, como o XPC da Shuttle. Hoje em dia os fabricantes de placas-mães que produzem PCs de tamanho reduzido têm duas opções: ou usa o formato ITX criado pela VIA ou então usa um padrão proprietário.

O formato BTX possui três tamanhos básicos: picoBTX (20,32 cm x 26,67 cm), microBTX (26,41 cm x 26,67 cm) e BTX (32,51 cm x 26,67 cm). O padrão da ITX da VIA, que mede 21,5 cm x 19,1 cm, continua menor que o picoBTX da Intel. Já os outros dois tamanhos medem quase a mesma coisa do que o microATX e o ATX, respectivamente.

Figura 1: Formato de uma placa-mãe BTX.

A principal diferença entre placas-mães ATX e BTX está na posição dos slots. As placas-mães BTX são como se fossem placas ATX vistas em um espelho. Onde hoje está os conectores das portas serial, paralela, teclado, mouse, USB, etc estão soldados, nas placas BTX estão localizados os slots de expansão. E onde hoje estão localizados os slots de expansão, nas placas-mães BTX estão soldados os conectores da placa (teclado, mouse, serial, paralela, USB, etc).

Outra mudança foi a distância da placa-mãe para o chassi metálico do gabinete, que passou a ter 10,6 mm, sendo uma distância maior do que no padrão ATX, melhorando o fluxo de ar na parte de baixo da placa-mãe e facilitando o uso de sistemas de fixação do cooler do processador maiores.

No gabinete ATX, com a frente do gabinete virada para você, temos que a placa-mãe está instalada do lado direito e a parte esquerda é "vazia", ou melhor, é o espaço usado para a passagem de cabos e instalação de placas. No gabinete BTX ocorrerá justamente o inverso. O lado "fechado" (onde a placa-mãe está instalada) é o esquerdo, e o lado "vazio" (passagem de cabos, instalação de placas, etc) é o direito.

Por conta destas diferença, placas-mães BTX não poderão ser instaladas em gabinetes ATX bem como placas-mães ATX não poderão ser instaladas em gabinetes BTX.

Além disso, como placas-mães BTX usarão slots PCI Express, elas necessitarão de uma nova fonte de alimentação, pois placas-mães com este novo tipo de slot necessitam de uma nova fonte de alimentação, que usa um plugue de 24 pinos (as fontes de alimentação ATX usam plugues de 20 pinos). Ou seja, as atuais fontes ATX não servirão em placas-mães BTX.

A migração do padrão BTX para o ATX, contudo, deverá demorar. Apesar da especificação BTX estar praticamente pronta, prevemos que placas-mães e gabinetes BTX só começarão a ser populares em 2006, se levarmos em conta o mesmo tempo que o padrão ATX demorou para se popularizar no Brasil (o padrão ATX foi lançado em 1995, mas só começamos a vê-lo com maior freqüência a partir de 1997).

 Fonte Clube do Hardware

Vizualizações: 1631 | Postado por :: constantine | Nota: 0.0/0
Total de Comentarios :: 0
Somente Usuarios Registrados podem Comentar aqui.
[ REGISTRE-SE | Login ]
Copyright MyCorp © 2024
Powered by uCoz